Vamos Começar

May 21, 2009 at 11:27 AM

Pessoal, estou inscrito, e acho que podemos usar esse espaço para definir as diretrizes de nosso projeto.

Abraços a todos,

Barros

May 21, 2009 at 5:27 PM

Beleza... só falta adicionar o MARCIO_TEIXEIRA e o FOX_MAN.

Valeu...

May 21, 2009 at 10:53 PM

Tecla, eo  FOXMAN

Eu já tinha essa conta aki, vou ver depois se consigo alterar o nome .....

Mas estamos aki

May 21, 2009 at 10:55 PM

É não tem jeito não.....

Me adiciona com esse nick mesmo....flw

May 21, 2009 at 10:59 PM

FOXMAN,

Já adicionei!

May 28, 2009 at 2:23 PM

Galera se não estou enganado já começamos a ter visita de europeus pesquisando sobre este assunto, uma da Espanha e outra da Itália, segundo as estatísticas de visita vejam:

http://www.google.es/reader/view/
http://www.google.it/search

May 28, 2009 at 8:14 PM

Boa tarde!

Conforme Mp do vbmania, estou postando para ser add no projeto e poder contribuir e aprender com todos!

Grato

New10

May 29, 2009 at 1:41 PM

Pessoal não sei se sabem, mas pesquisando encontrei esse artigo http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Testamos-Visual-Basic-8-.NET-no-Linux.-Vejam-o-resultado/ fala sobre testes feitos com o Mono para executar aplicativos VS.Net no Linux com sucesso. Não uso linux mas essa é uma ótima notícia, que abrirá muitas portas novas.

Só um comentário, não lembro agora o nome, mas existe uma versão do VB (open source) feito para plataforma .Net e que está também no idioma português. Vi isso a uns dois anos atrás, porém estava no início do desenvolvimento com o Frameworks 2. Alguém sabe algo a respeito?

May 29, 2009 at 8:05 PM

Só comunicando há uma nova revisão do fluxo. Os detalhes da alterações/correções e implementações estão na aba Revisões do fluxo.

Jun 2, 2009 at 5:01 PM

É uma boa notícia a questão do VS rodar no Linux.

Jun 3, 2010 at 10:45 PM

Esse tópico do Barros "Vamos começar" parece mesmo um bom ponto para colocarmos o andamento do projeto, tipo o que fazer e quem fez o que, assim fica fácil acompanhar num único lugar. Se concordarem usaremos esse tópido para definir passo a passo.

Uma sugestão: Acho que devemos abrir um outro Tópico denominado "Passo a Passo". Nele a idéia é incluir as explicações de tudo que vamos usar ou como fazer, já que muitas coisas serão novas para a maioria.

Ex: Se adotarmos o MySQL ou MS SQL, certamente alguém só conhecerá uma ou nenhuma das duas ferramentas. Assim após definir o banco e versão para baixar e instalar (temos obrigatoriamente que unificar isso para todos), aconselho usarmos a última versão estavel da ferramenta, quem já conhece bem a mesma poderia iniciar um texto explicativo passo a passo, contendo:

Num arquivo DOC ou PDF os itens:
- Link para download da ferramenta X versão yyyyy
- Como instalar (dicas de eventuais problemas ou configurações necessárias no processo)
- Como se inicia o gerenciador, como se para, como se faz backup etc...
- Como criar um novo DB e sua estrutura de campos e tabelas (no caso de SGDB). Também é útil saber como se criar o script de geração do DB.
- String de conexão, etc...

Todas as ferramentas que formos adotar, poderia ter um manual prático e básico de consulta para iniciantes como citado acima que seria postado nessa nova seção.

Com isso quem também conheça o produto poderá ver melhorias, complementar informações ou até corrigir algo se necessário. Para isso bastaria entrar em contato com o autor e passar as informações para alteração ou editar e incluir a revisão no documento,postando-o novamente na seção.

Nota: Falando em revisão é bom alertar novamente sobre isso. Já estávamos fazendo isso no início, então para os novos membros, todo material deve possuir um campo de versão, revisão e data. Assim cada alteração deve ser informada para acompanhamento, bem como o resumo descriminando o que foi alterado em cada revisão.

O que acham?

Jun 3, 2010 at 11:28 PM

Realmente Luis isso é verdade

para controlar versões nada melhor que o Subversion,

acredito que aguem ja trabalho com subvision e sabe como faz milagres no controle de versões

para quem ainda nunca uso o subvision teremos que criar um material mostrador passo a passo como subir as versões de cada um

e baixar as versões checadas

Jun 7, 2010 at 9:50 PM

Concordo  110% com o LuisVBM no seu último post...acho que assim nós(os iniciantes) vamos conseguir entender melhor, e não vamos ficar perguntando no msn oui por aqui mesmo estes passos básicos para não atrazar muito o projeto...

pessoal...vamos movimentar isso aqui...

Jun 9, 2010 at 12:53 PM
Pessoal, bom dia. A versão que eu uso e que se mostrou mais estável, é a 5.1.36 com MySql Front 5.1 Build 4.1.6.
Jun 9, 2010 at 1:19 PM

Bom dia a todos.

Nessa semana pesquisando bastante na Web consegui umas vídeo aula de VB 2008 (curso de programação), onde comecei a entender um pouco mais o novo VB (IDE). Na realidade a parte de desenho de tela e programação (mudaram pouco, mas esse pouco foi bem para melhor, com muitos recursos práticos e benefícios para agilizar e melhorar nosso trabalho), mas o que muda e muito é a sintaxe, como dizem parece outra linguagem.

Os novos recursos do VB.net são realmente ótimos, estou descobrindo novas ferramentas que facilitarão muito o desenvolvimento e principalmente identificar erros durante a digitação, além de reduzir muito o código pois tem muita coisa pronto que antes fazíamos na “unha” e usando um monte de APIS.

O lado ruim é que muitas coisas feitas no VB6, terão de ser reaprendidas no VB 2008, pois são completamente diferentes. Isso levará um tempo para descobrir e se adaptar, mas acho que valerá a pena.

O que estou ainda apanhando é com essa sintaxe mesmo, agora tem que ser tudo bem detalhado. Tem várias coisas diferentes, por exemplo:

Para exibir uma simples tela de mensagem, no VB6 fazíamos assim:

If MsgBox (“Mensagem....”, “Título”, vbYesNo) = vbYesNo Then

Agora é BEM diferente

If MessageBox.Show("Confirma Exclusão deste item?", "Pergunta", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) = Windows.Forms.DialogResult.Yes Then

O problema é identificar essas mudanças e desconbrir como implementar cada uma corretamente. Para isso só usando o help do VS mesmo, pois ficar na tentativa e erro é bem complicado. O novo help do Vb veio traduzido on line, muito legal, mas o lado ruim é que como sempre continua com pouquíssimos exemplos de cada expliação.

De: barros266966 [mailto:notifications@codeplex.com]
Enviada em: quarta-feira, 9 de junho de 2010 08:53
Para: luisfirevb@gmail.com
Assunto: Re: Vamos Começar [restaurantedotnet:57029]

From: barros266966

Pessoal, bom dia. A versão que eu uso e que se mostrou mais estável, é a 5.1.36 com MySql Front 5.1 Build 4.1.6.

Read the full discussion online.

To add a post to this discussion, reply to this email (restaurantedotnet@discussions.codeplex.com)

To start a new discussion for this project, email restaurantedotnet@discussions.codeplex.com

You are receiving this email because you subscribed to this discussion on CodePlex. You can unsubscribe on CodePlex.com.

Please note: Images and attachments will be removed from emails. Any posts to this discussion will also be available online at CodePlex.com

Jun 9, 2010 at 11:10 PM

Pessoal, acho que precisamos dividir a equipe desta forma :

1- Programadores que desenvolvem na camada de negocios, ou seja, este programador, ficaria apenas responsavel pelas funcionalidades referentes a propriedades, metodos, eventos, etc., para utlizacao na camada de apresentacao.

2- Programadores que desenvolvem na camada de Apresentacao, ou seja, este programador, apenas utilizará o obj já modelado e preparado para uso.

obs: Baixei a ultima versao, e nao gostei muito da forma com que as classes foram distribuidas pelas camadas, prefiro 3 camadas mesmo, uma para Base de dados, outra para negocios e outra para a apresentacao, acho que tem muitas divisoes e ficou um pouco confuso.

vlw

Jun 10, 2010 at 2:17 PM

Como eu falei é so um exemplo básico pode ver que não utilizo Genéricos ja para não confundir o pessoal novo.

outra coisa não sei se você ja estudo mais afundo sobre conceito de três camadas, quando projeto  tem N library não que dizer que o projeto deixou de ser em três camadas, até porque se pensamos desse jeito  todas library que utilizamos Framework seria uma camada a mais,

Todo projeto que se aplique com

A camada de acesso a dados "Data Access Layer (DAL)"

A camada de Negocio que faz intermediação UI e DAL "Business logic layer (BLL)"

A Camada de Informações "Data transfer object (DTO)"

que na verdade é camada de transação de objetos, que por si siguido este conceito

temos a persistência, onde os mesmos dados que esta na base de dados persisti na nossa aplicação off-line ou desconectado